Transporte de Funcionários Fretado: Saiba Como Funciona e Como Implementar!

Transporte de Funcionários Fretado: Saiba Como Funciona e Como Implementar!
Transporte de Funcionários Fretado: Saiba Como Funciona e Como Implementar!

Se você é dono de uma empresa, ou ainda responsável pelo setor financeiro com certeza deve sempre estar buscando por serviços que proporcionam a melhor relação custo benefício, reduzindo gastos e consequentemente, gerando economia de recursos sem deixar de perder a qualidade.

Um dos principais desafios, contudo, é quando se fala de despesas fixas, pois as mesmas estão quase sempre atreladas a serviços necessários para a operação e ou bem estar dos funcionários da organização, como vale alimentação, plano de saúde, seguro de vida e claro o transporte dos colaboradores. Hoje iremos falar sobre uma alternativa ao transporte de funcionários: o fretamento! Saiba como funciona e como implementar!

Transporte de Funcionários: Opções Disponíveis

De acordo com a Lei º 7.619, de 30 de setembro de 1987, a empresa é obrigada a custear o transporte de funcionários e, porém atualmente,  a opção mais utilizada ainda é o vale transporte. Conheça agora as opções que a empresa tem para custear o transporte de funcionários.

Vale-Transporte

Popularmente conhecido como VT, no vale-transporte o empregador antecipa o valor referente ao gasto com transporte para o deslocamento diário. Esse valor é calculado baseado nos dias em que o funcionário irá trabalhar por mês e em geral é depositado em um cartão eletrônico para ser usado nos meios de transporte coletivo.

Vale-Combustível

Há funcionários que preferem se locomover para o trabalho através de seus próprios veículos, e quando isso ocorrer o funcionário pode solicitar o vale-combustível. O valor é definido baseado na análise dos custos de combustível, estacionamento, manutenção do veículo e eventuais gastos adicionais.

Fretamento de Vans, Ônibus e Micro-ônibus

Uma opção que vem crescendo cada vez mais nas empresas é o uso do fretamento de vans, ônibus e micro-ônibus exclusivos para o transporte de seus funcionários. O fretamento oferece maior conforto e segurança para os funcionários o que impacta diretamente na produtividade. Empresas como a Vans Brasil, por exemplo, oferecem veículos com diversas comodidades, como televisor, wi-fi e ar-condicionado.

Outro ponto importante é que através do fretamento a empresa pode reduzir significativamente os custos de transporte de funcionários e ainda, evitar o índice de faltas dos colaboradores ao trabalho, uma vez que o trajeto do veículo fretado é definido de acordo com a necessidade da empresa, buscando muitas vezes o funcionário na porta da sua casa!

Como implementar o fretamento na empresa?

Agora que você conhece as opções de transporte de funcionários disponíveis para a sua empresa e sabe que o fretamento contínuo pode ser uma excelente opção, deve estar se perguntando como implementar o sistema de fretamento, não é mesmo?  Então de bônus, confira essas dicas!

Pesquise por empresas com frota na sua região!

Isso mesmo, um fator que é muitas vezes ignorado pelos gestores na hora de implantar o sistema de fretamento é a região onde a frota da empresa está localizada. Esse ponto é importante pois, caso durante o transporte o veículo venha a sofrer alguma pane, ou ainda haja algum incidente no trajeto, rapidamente outro veículo pode ser deslocado para atender a demanda, evitando assim atrasos dos funcionários tanto na ida para a empresa, quanto no retorno para casa!

Verifique as avaliações da empresa

Se você fez a busca de empresas através do Google Maps, muito provavelmente já encontrou  as empresas mais bem avaliadas na sua região. Isso é importante porque as avaliações são feitas por clientes que de fato experimentaram o serviço prestado e tem propriedade para falar se o mesmo é bom ou não. Dê uma olhada nas avaliações da Vans Brasil, por exemplo, clicando aqui.

Confira se empresa é devidamente regularizada

Verifique as questões de documentação da empresa, o registro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) bem como a licença da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Se tudo estiver regular, vá para o próximo passo!

Conheça a frota e escolha os veículos ideais para o transporte de funcionários!

Se você identificou uma empresa na sua região, verificou a regularidade e viu que é uma empresa bem avaliada, conheça a frota de veículos, seja por fotos ou pessoalmente e escolha quais serão os ideais para a sua operação.

Conte com a Vans Brasil!

A Vans Brasil oferece o transporte de funcionários para empresas seja de forma contínua ou esporádica através de vans, ônibus e micro-ônibus e atende a todos os critérios e requisitos que você aprendeu nesse post!

Além disso, disponibiliza um atendimento rápido e de qualidade desde a cotação (que pode ser realizada inclusive pelo WhatsApp, clicando aqui) até a finalização do serviço com o desembarque dos funcionários de forma segura ao destino final!

Fale hoje mesmo com a Vans Brasil por telefone ou WhatsApp e claro, se gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e fique ligado(a) nos posts do nosso blog! Até mais!

Leia mais